Minha retrospectiva 2023 e metas para 2024

Fala pessoal, tudo bem?

Finalmente tive tempo de escrever minha retrospectiva de 2023. Vamos lá.

Foi um ano muito intenso, em todos os sentidos.

No quesito pessoal, em 2023 perdi um amigo que me fez pensar demais o quanto vinha priorizando o trabalho. Pensei bastante e concluí que continuarei trabalhando muito, pois agora é a hora, mas sempre colocando minha saúde em primeiro lugar ao lado da minha família, tendo o foco para trabalhar da melhor forma possível no horário de trabalho (bem organizado mesmo) para sobrar tempo para aproveitar ao máximo os momentos de folga ao lado da minha família.

Profissionalmente, tive a oportunidade de atuar em diversos novos ambientes e clientes pela DGA Solutions (antiga Dga Sistemas), o que me fez buscar uma pessoa que eu confiasse para ser meu sócio e estamos muito animados para 2024. Estamos estruturando as áreas e já contamos com um excelente time para atender sua empresa nas áreas de monitoramento, projetos e administração de bancos de dados e Business Intelligence, e Azure. Com todas essas melhorias, fidelizamos clientes, fizemos parcerias e coletamos feedback de alguns de nossos clientes, como esse:

Me desafiei em vários quesitos técnicos relacionados a Cloud, Monitoramento, ITSM, entre outros para evoluir nossa plataforma de monitoramento e chamados para melhor atender nossos clientes. Em alguns casos aproveitei o estudo para me certificar em:

  • Azure Database Administrator Associate
  • Microsoft 365 Certified: Fundamentals
  • AWS Certified Cloud Practitioner
  • Microsoft Certified Trainer

Consegui fazer a mentoria de 4 pessoas durante 4 meses que desejavam migrar para a área de Dados, que pretendo fazer novamente esse ano, porém estou tentando organizar um novo formato. Aceito sugestões.

Escrevi 33 posts no blog onde tive mais de 15 mil acessos, mais alguns diretamente no linkedin.
Criei meu canal do youtube e gravei um video, mas já tenho plano para os próximos.

Palestrei 4 vezes, sendo uma delas no SQL Saturday em São Paulo, retornamos com o SQL Saturday em Belo Horizonte em 2023 (paralisado durante a pandemia), evento que sou um dos organizadores e reuniu mais de 300 participantes e mais de 20 palestrantes do mundo afora.

Novamente iniciei os estudos na área de engenharia de dados, já deve ser a 10ª vez nos últimos 3 anos, uma hora a chave vai ter que virar, ne?!

Minhas metas para esse ano.

  • Melhorar ainda mais a qualidade de vida da minha família (meta de todo ano)
  • Fazer o tratamento para meu joelho e emagrecer.. rs
  • Atingir o nível intermediário em Inglês
  • Manter o mínimo de 2 posts por mês no blog, 2 videos por mês e participar de pelo menos um evento por bimestre (presencial ou online).
  • Iniciar a mentoria para facilitar a entrada na área de DBA.
  • Estruturar a área comercial da Dga Solutions (que nunca existiu)
  • Continuar com as certificações em Azure
  • Ler ao menos 6 livros esse ano

Então é isso pessoal.
Obrigado e vamos com tudo para 2024..
Abraços

Deixe um comentário