Certificação SQL Server 2016

Fala pessoal, beleza?

“Sabadão” e você aí pensando no que fazer?!

Por que não colocar um objetivo de se certificar no banco de dados Microsoft SQL Server, fazer um planejamento e começar a estudar?! 🙂

Uma certificação Microsoft é uma forma que você, profissional da área de TI, tem de mostrar ao mercado, aos recrutadores e às empresas suas habilidades e experiência em específicas tecnologias, processos e/ou ferramentas, valorizando seu currículo e se destacando de outros profissionais.

Vou resumir abaixo como você pode se certificar no banco de dados Microsoft SQL Server na versão 2016.

Existem 3 níveis de profissionais certificados nessa versão do SQL Server. O iniciante, MTA (Microsoft Technology Associate) , nível técnico MCSA (Microsoft Certified Solutions Associate) e nível de experiência MCSE (Microsoft Certified Solutions Expert).

Microsoft Technology Associate (MTA)

Microsoft Technology Associate (MTA)

Para você conseguir o título de MTA em banco de dados você precisa ser aprovado em apenas um exame: 98-364 (Veja skills e valores aqui)

Microsoft Certified Solutions Associate (MCSA)

Microsoft Certified Solutions Associate (MCSA)

Na versão 2016 a Microsoft separou áreas de conhecimento possibilitando que um profissional de DEV consiga se tornar um MCSA sem precisar fazer provas de ADM e/ou BI e vice-versa.

MCSA: SQL 2016 Database Development
Exames

Se você já é MCSA no 2012/2014 poderá fazer um upgrade com a prova 70-762.

MCSA: SQL 2016 Database Administration
Exames

Se você já é MCSA no 2012/2014 poderá fazer um upgrade com a prova 70-765.

MCSA: SQL 2016 Business Intelligence Development
Exames

Se você já é MCSA no 2012/2014 poderá fazer um upgrade com a prova 70-768.

Microsoft Certified Solutions Expert (MCSE)

Microsoft Certified Solutions Expert (MCSE)

MCSE: Data Platform

Existiam duas trilhas para se tornar um Microsoft Expert na plataforma de dados da Microsoft. Eram elas Data Platform (Exame 70-464 e 70-465) ou Business Intelligence (Exame 70-466 e 70-467).

Essas duas certificações foram descontinuadas. Atualmente um título que pode ser adquirido. Ele se chama Microsoft Certified Solutions Expert in Data Management and Analytics. Para adquirir essa certificação você precisa ser MCSA SQL 2016 (Desenvolvimento, Administração ou Business Intelligence) e ser aprovado em um dos exames abaixo:

  1. Exame 70-473 – Designing and Implementing Cloud Data Platform Solutions – “Este exame foi criado para candidatos que estiverem interessados em confirmar suas habilidades em projetar e implementar soluções de plataforma de dados da Microsoft. Os candidatos deste exame devem ter experiência relevante de trabalho em soluções de plataforma locais e baseadas em nuvem.”
  2. Exame 70-475 – Designing and Implementing Big Data Analytics Solutions – “Este exame de certificação destina-se a profissionais de gerenciamento de dados, arquitetos de dados, cientistas de dados e desenvolvedores de dados que criam soluções de análise para Big Data no Microsoft Azure. Os candidatos deste exame devem ter experiência relevante de trabalho em soluções de análise de Big Data.”
  3. Exame 70-464 – Developing Microsoft SQL Server Databases – “Este exame se destina a profissionais de banco de dados que compilam e implementam bancos de dados em várias organizações e garantem níveis elevados de disponibilidade de dados. Entre suas responsabilidades estão criar arquivos de banco de dados, tipos de dados e tabelas; planejar, criar e otimizar índices; garantir integridade de dados; implementar exibições, procedimentos armazenados e funções; e gerenciar transações e bloqueios.”
  4. Exame 70-465 – Designing Database Solutions for Microsoft SQL Server – “Este exame é destinado a profissionais de banco de dados que projetam e compilam soluções de banco de dados na organização. Eles são responsáveis pela criação de planos e projetos para estrutura, armazenamento, objetos e servidores de banco de dados. Eles criam o plano para o ambiente em que a solução de banco de dados é executada.”
  5. Exame 70-466 – Implementing Data Models and Reports with Microsoft SQL Server – “Este exame é destinado a desenvolvedores de Business Intelligence (BI) com foco na criação de soluções de BI que exigem implementar modelos de dados multidimensionais, implementar e manter cubos OLAP e criar exibições de informações usadas na tomada de decisão de negócios.”
  6. Exame 70-467 – Designing Business Intelligence Solutions with Microsoft SQL Server – “Este exame é destinado a arquitetos de Business Intelligence (BI), que são responsáveis pelo projeto geral de uma infraestrutura de BI e pelo modo como esta se relaciona com outros sistemas de dados em uso.”

 

É isso aí pessoal, estou me preparando para o exame de atualização do MCSA do SQL SERVER 2012/2014 para o 2016 e depois passar para o MCSE do SQL Server 2016.

Quando tiver mais detalhes sobre o material de estudo, provas, etc.., eu atualizo esse post ou crio outro para ajudar quem também está pensando em fazer as provas.

Abraços

Fonte: https://www.microsoft.com/pt-br/learning/mcsa-sql-2016-certification.aspx

3 comentários em “Certificação SQL Server 2016

  1. olá Vinícius sou do rio de janeiro qual curso de iniciante você recomendaria ?
    Agradeço desde já.

    Atenciosamente,

    Jefferson

    Curtir

Deixe um comentário